SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Professora Formadora: Maria Valdete da Silva Bolsoni – email: valdetebolsoni@gmail.com
Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos - Atividade 4.2 Biblioteca / Material do Aluno
MEMORIAL DESCRITIVO SOBRE O PERCURSO DE APRENDIZAGEM
PEDRO LUIZ MORALES
Colorado do Oeste – Abril de 2011
AS 4 PRIMEIRAS UNIDADES DE ESTUDO DO EPROINFO – INTRODUÇÃO DIGITAL – 40 HORAS:
1: Tecnologia no cotidiano: desafios à inclusão digital
2: Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede
3: Blogs: O Quê? Para Quê? Como
4: Elaboração e Edição de Textos
Tecnologia no cotidiano: desafios à inclusão digital
Com o desenvolvimento da tecnologia, foi necessário adaptarmos na escola ao seu uso. Foi então implantado em quase que toda as escolas de nosso município o laboratório de informática com acesso a internet banda larga para assim promover a inclusão digital de nossos alunos e professores já que em pleno século 21 não é admissível haver ainda cidadãos sem acesso a tecnologia digital e internet.
A melhor forma encontrada para realizar esta inclusão digital foi através da escola já que a maioria dos jovens freqüenta a escola por um período longo e ainda podendo os computadores ser usados pela comunidade escolar pertencente à escola, promovendo assim a inclusão digital em um campo social maior.
Para essa inclusão digital é necessário considerar que o computador é uma importante ferramenta pedagógica podendo ajudar a definir os currículos, orientar quanto aos softwares educacionais, etc.
O maior obstáculo que vejo na inclusão digital da comunidade escolar é o acesso desta comunidade escolar a esta tecnologia já que os laboratórios, quando as escolas não estão em horário de funcionamento, ficam fechados.
Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede
Nesta unidade aprendemos o que é um site de pesquisa na internet para que possamos encontrar na infinita quantidade de informações disponíveis na web aquilo que desejamos obter de informações, aprendemos a utilizar um site de pesquisa, como o Google que hoje é o melhor, salvarmos links para utilização futura de uma página da internet, filtrarmos a nossa pesquisa através da ferramenta pesquisa avançada e assim chegarmos mais fácil ao que desejamos. Também nesta unidade aprendemos os cuidados que devemos tomar quando navegamos na rede mundial de computadores, como ter um programa antivírus instalado, verificarmos quando é um site seguro. Nesta unidade foi aprendido também o significado do .com, .edu, .gov, .br, etc.
Blogs: O Quê? Para Quê? Como?
Ferramenta utilizada para postar de forma mais simples artigos, pensamentos, comunicados ou mesmo notícias na internet e não sendo necessário possuir conhecimento da linguagem da informática para a edição de sites na web, podendo ser criados e postados gratuitamente. Os blogs permitem a interatividade de seus eleitores com o seu (s) autor (es) porque como leitores temos a possibilidade de anexarmos comentários na postagem do autor do blog. Vejo como ponto positivo no blog esta interatividade com seus leitores e a não necessidade de conhecimento em edição de sites e um ponto negativo que vejo é a inverdade em muitos blogs, porque o autor não teve o cuidado de pesquisar antes da postagem a veracidade das informações.
Pode o blog ser criado para utilização pedagógica, por professores para assim terem uma maior interatividade com seus alunos, passando informações, tirando dúvidas e até mesmo sugerindo fontes de pesquisa na internet ou mesmo na forma impressa para enriquecimento do ensinamento passado na aula. Nesta unidade, com a ajuda de nossa tutora aprendemos a criar um blog e a atualizarmos o blog com novas informações.
Elaboração e Edição de Textos
Na unidade IV estudamos os editores de texto e quando bem empregado é um grande auxiliar na prática pedagógica, mas hoje em dia com a informatização e com o uso da ferramenta copiar e colar, é necessário que os professores tomem muito cuidado com seus alunos porque para plagiar textos está muito fácil e ainda muitos alunos utilizam os editores de textos para com o uso do corretor ortográfico corrigirem seus textos mesmos manuscrito. Pessoalmente não concordo com os professores que aceitam de seus alunos a entrega de todos os trabalhos digitados, acredito que é necessário também por parte dos professores a cobrança dos alunos da entrega dos trabalhos manuscritos.
A Educação digital veio para auxiliar os professores e demais educadores na utilização desta nova tecnologia, no auxilio da utilização do sistema operacional Linux que se encontra na maioria dos computadores dos laboratórios de informática e permitindo uma maior interação professor/aluno através dos blogs, temos hoje em dia que obter conhecimentos na utilização desta tecnologia por que é a ferramenta do futuro e hoje já temos obrigações como cidadãos que podemos realizar apenas através de computadores e internet, como foi neste ano com o imposto de renda.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ramos, Edla Maria Faust Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009.292 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário